Agora faltava definir o onde. Com 5 dias eu obviamente não poderia sair pulando de cidade em cidade. Uma escolha óbvia era Buenos Aires, cidade que ainda não conhecia – algo que vou mudar em um mês :). Já estava pesquisando preços de passagem quando, não sei de onde nem porquê, me veio na cabeça Cidade do México. Resolvi olhar, só por desencargo, o preço e, surpresa! era pouco mais de 100 reais mais caro que para Buenos Aires. E os horários não poderiam ser melhores: sairia na terça à noite e retornaria no domingo à noite. Praticamente 5 dias inteiros. Pesquisei rapidamente se esses dias são suficientes, confirmei se poderia faltar um dia no serviço e pronto. Viagem definida!
E olha, devo dizer que não me arrependo nem um pouco. A Cidade do México é fenomenal. Uma cidade ao mesmo tempo moderna e histórica, indo de ruínas astecas e palácios imperiais e grandes torres de vidro e museus de arquitetura futurista. E museus, muitos museus. Mais do que qualquer outra cidade no mundo exceto Paris. Pra quem gosta, é um prato cheio!
- Tem um povo muito orgulhoso de seu país. Em todo lugar você vê bandeiras ou as cores mexicanas. Fui cerca de uma semana antes da festa de independência e as ruas próximas ao centro histórico já estavam tomadas de enfeites comemorando a data
- É cheia, muito cheia. Tem gente em todo lugar, muito movimento e um tráfego intenso a qualquer hora. Pense em São Paulo falando espanhol e terá uma pequena noção
- O metrô é bem servido, cobrindo a cidade inteira. O único senão para turistas é que você quase sempre terá que fazer baldeações entre as linhas, já que cada ponto turístico fica em uma diferente…
- Os mexicanos são bem solícitos e abertos. Não tenha medo de parar alguém na rua para pedir alguma informação!
- Uma das primeiras coisas que faço no destino é comprar um chip de celular. No México achei um pouco mais complicado que o normal e acabei comprando em uma loja de conveniência. Pelo que entendi eu teria que me registrar, mas como fiquei poucos dias, não me importei com isso.
- A culinária mexicana é riquíssima, e muito mais que nachos e burritos. Se delicie com todos os pratos diferentes e tome cuidado com a pimenta (pero no mucho. Elas costumam vir apenas como molhos em potinhos separados). Os tacos al pastor são deliciosos. Gostei tanto que comi todos os dias!