Se tem uma coisa que amo fazer é planejar viagem. Minha, de amigos, não importa. Adoro pesquisar sobre os destinos, pesquisar passagens, pesquisar dicas… Já fiz viagens em vários níveis de planejamento: de comprar guias e lê-los de cabo a rabo a contratar passeios e não me preocupar com nada.
Nunca fui de fazer um cronograma de mínimos detalhes. Gosto de deixar espaço para descobrir coisas novas e ficar mais tempo em locais que goste mais. Odeio fazer viagem só pra ticar listas de lugares turísticos. Claro que isso traz algumas desvantagens, como deixar os 40 minutos finais do último para o lugar que se tornou meu museu favorito no mundo (pelo menos o Musée d’Orsay se tornou a desculpa perfeita para retornar a Paris :D).
Hoje o que faço é planilhar. Sim, o Excel pode ser seu melhor amigo, rs. E não precisa ser algo muito complicado não: em uma aba faça um calendário, com os dias nas colunas e divididos em manhã, tarde e noite. Aí é só colorir cada cidade de uma cor diferente, pra facilitar ver quantos períodos vou ter em cada uma. Depois é só sair colocando as coisas principais e verificar se está muito ou pouco cheio.
Outra aba importante é a de valores. Com ela dá pra ter uma noção muito boa de quanto vão sair as férias. Com os dias nas linhas, eu preencho as colunas com Transporte de longa distância, Hospedagem, Alimentação, Passeios e Outros. Não se esqueça de incluir os dias de partida e chegada, incluindo gastos com transporte até o aeroporto e alimentação (que costuma ser meio alta nesses dias).
O resto é mais perfumaria e organização. Eu gosto de uma tabela com a lista dos voos (companhia, código, data, valores etc.) e de hotéis. Mas também uso o TripIt, que não só possibilita colocar todas essas informações quanto organiza sua viagem bonitinho em uma linha do tempo. E é grátis.
Dica bem valiosa mesmo!! Muito bom Danilão
Obrigado!! Espero que ajude as pessoas a viajar! Hehe
Por coincidência (ou não) foi bem assim que planejei minhas últimas viagens e estarei planejando as próximas! É bastante prático.
Sim, é ótimo! A gente consegue ver facilmente onde vai estar, o que vai fazer (e se dá pra fazer) e o quanto vai gastar. Depois que comecei a fazer assim, nunca mais mudei